quarta-feira, 11 de agosto de 2010

20 dicas sobre Auto Estima.




1 – Mude o ritmo nos finais de semana. Faça da sua atividade nos fins de semana e férias o oposto do tipo que tem em seu trabalho: se seu trabalho é devagar e previsível, seu fim de semana pode ser mais agitado. Se seu trabalho é agitado, tire o tempo para relaxar e vegetar em casa.


2 – Não se compare a ninguém. Sempre haverá pessoas que são mais ricas, mais magras, que têm carros, casa e coisas mais legais. Por que se forçar ao stresse de se comparar com essas pessoas? Trabalhe em ser o melhor que você pode ser. Ninguém pode ser um você melhor do que você!

3 – Conte suas bênçãos. Lembre-se delas especialmente quando as coisas derem erradas. Coloque-as no contexto da sua situação atual, e perceba o quão sortudo você realmente é por ter as bênçãos que tem em sua vida.

4 – Desenvolva o seu otimismo..Procure as coisas boas nas pessoas e circunstâncias à sua volta. Está é a chave para se tornar uma pessoa positiva. O positivo vai sobrepor o negativo em sua vida.

5 – Distinga entre necessidades e preferências. Você precisa de água, comida, roupas básicas e teto, certo? Qualquer outra coisa é preferência. Evite trabalhar demais para atingir algo que você realmente não precisa: isto é um stresse adicional.

6 – Expresse sua alegria. Seja dançando, cantando, pintando, trabalhando com argila ou fazendo bijuterias, encontre uma saída criativa que expresse a essência da alegria que você pode dividir com outros.

7 – Termine um projeto.Dê atenção a algo que você vem querendo terminar. Uma vez feito isto, você começará a construir um impulso de terminar outras coisas.

8 – Perdoe-se. Você cometeu erros. Não se prenda a eles. Agora que você sabe mais, faça melhor!

9 – Favoreça-se diariamente de fazer algo de que gosta todos os dias. De a si mesmo algo por que esperar diariamente. Se cuidar vai ajudar a diminuir sua ansiedade.

10 - Deixe que algumas coisas sejam “boas o suficiente”.Um cabelo fora do lugar, um amassadinho em uma camisa, uma sujeirinha no carro: nada disto vai te matar ou fazer outra pessoa pensar que você é ruim. Tentar atingir a perfeição é stressante.

11 – Mantenha uma conexão espiritual.Seja através de meditação, orações, tocando bateria ou escrevendo poesia, encontre uma forma de manter uma conexão espiritual em sua vida.

12 – Cometa novos enganos todos os dias. Admita que cometeu erros, corrija-os e aprenda com eles. Aceite que cometer enganos é uma parte da vida. Adote uma atitude positiva com relação a eles e esteja determinado que ao invés de cometer os mesmos erros sempre, você cometerá novos erros todos os dias.

13 – Resolva as coisas quando estiver pronto.Não seja sugado pela crença que você pode fazer uma mudança positiva para si mesmo apenas uma vez por ano. Ao fazê-lo, você deixa que o calendário seja seu ditador. Se você sente que a hora é certa em Março, Junho, ou Setembro, dê o passo neste momento!

14 – Organize sua vida. Uma casa e um espaço de trabalho em ordem são lugares onde você sabe como encontrar as coisas. Crie um sistema que faça sentido para você. (Não há um jeito “certo”). Procurar pelas coisas é perda de tempo.

15 -Leia um livro.


16 - Simplifique sua vida. Procure sempre tornar as coisas mais fáceis. Uma vida complicada pode trazer irritação e nervosismo.

17 – Assuma a responsabilidade por suas ações. Aceite as conseqüências de seus atos. Não desperdice seu tempo ou energia colocando a culpa nos outros.

18 – Fale a verdade. Isto manterá sua consciência limpa e você eliminará a culpa associada a mentir.

19 – Cuidado em como fala de si mesmo. Uma imagem realista de si. Não fale mal de você mesma. Pense e fale de você com bondade.

20 – Escreva uma missão para sua vida. Saibam quais são seus objetivos – pelo que você quer ser conhecido em sua vida. Envolva-se em atividades que a aproximem de seus objetivos.

Maria de Fátima Estrela Domingues. Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: